top of page

EDITAL DE ABERTURA 001/2018

Abre processo para preenchimento de cadeiras vagas na Academia Assuense de Letras.

 

        O presidente da Academia Assuense de Letras, no uso das prerrogativas que lhe confere o Regimento Interno, com base no capítulo VIII - do processo de inscrição; arts.11º e 13º; torna público a abertura de processo para preenchimento de cadeiras vagas na Academia Assuense de Letras.

        As cadeiras a serem preenchidas, por candidatos que se habilitem, conforme o RI, tem como patronos:

 

Cadeira nº 08 – Patrono: Joaquim Alfredo Simonetti;

Cadeira 16 - Patrono: Francisco Ângelo da Costa (Chico Daniel);

Cadeira 17 - Patrono: Ezequiel Lins Wanderley;

Cadeira 18 - Patrono: Francisco Elion Caldas Nobre (Chico Elion);

Cadeira 19 - Patrono: Pedro Soares de Araújo Amorim;

Cadeira 20 - Patrono: Samuel Sandoval da Fonseca.

 

        O prazo de inscrição, de que trata o presente edital tem início no dia 15 de dezembro de 2018 e término em 15 de fevereiro de 2019.

        Para inscrever-se, o candidato deverá atender o que preconiza os Arts. 11º e 13º, do Regimento Interno na integralidade, à saber:

Art. 11º. As cadeiras serão preenchidas por igual número de Membros Titulares, designados Acadêmicos, considerados sócios efetivos e perpétuos (após a posse, ressalvado o direito de renúncia ou outra forma de perda do direito de Acadêmico), eleitos por maioria absoluta dos Membros Titulares. A seleção será dentre pessoas de reconhecido valor cultural no âmbito da Literatura, Ciência ou das Artes que preencham as seguintes condições, sem qualquer tipo de discriminação:

  1. ser assuense nato ou possuir título de cidadania emitido pela Câmara Municipal do Assú;

  2. possuir idade mínima de 35 anos;

  3. na área literária: ter publicado 3 livros em qualquer ramo da Literatura, da Ciência e da Arte ou, no mínimo, 01 livro e 02 outras publicações (cordéis, álbuns, artigos acadêmicos com um número igual ou superior a 10 laudas publicados em livros, jornais ou revistas de reconhecida visibilidade pública);

  4. outras artes: possuir trabalhos mostrados no mínimo em 03 exposições públicas; quais sejam: Teatro e artes visuais: 03 trabalhos montados e levados à público; Artes plásticas: 03 painéis ou esculturas em locais públicos ou participação em 03 exposições individuais ou coletivas; Música: Três composições gravadas, em meios diversos, sendo uma delas por entidade ou cantor com atuação no estado do Rio Grande do Norte;

  5. apresentar requerimento ao presidente da ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS – AAL, solicitando o ingresso como sócio efetivo, constando, em anexo, as comprovações dos trabalhos a serem analisados. Esse requerimento deverá constar o abono de 02 acadêmicos da ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS - AAL;

  6. serão analisadas, além dos pré-requisitos constantes no Estatuto e no Regimento Interno, conduta ilibada e idoneidade moral;

  7. a Comissão de Sindicância analisará a ficha dos pretendentes ao ingresso na ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS - AAL e pronunciar-se-á conclusivamente sobre a admissão ou não dos mesmos e encaminhará à Assembleia. 

 

§ Único – Para se processar a escolha, deverá haver concorrência, no mínimo, de dois candidatos por cadeira. No caso da insuficiência de inscrições, será reaberto o prazo e, persistindo, serão reabertas as inscrições após seis meses, que serão agregadas às já realizadas.

[...]

Art. 13º. Os candidatos e/ou candidatas, no prazo de 60 (sessenta) dias corridos, contados da publicação do edital e abertura do processo de inscrição, apresentarão requerimentos padrões da Academia Assuense de Letras, acompanhados dos seguintes documentos:

 

  1. “curriculum vitae” atualizado e comprovado;

  2. exemplares, e/ou cópia, de pelo menos três de suas obras publicadas e/ou portfólio de suas atividades;

  3. carta de apresentação subscrita por dois Membros Titulares da ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS - AAL.

 

§ Único. A documentação será encaminhada pelo Presidente à Comissão de Inscrição e Sindicância para análise e parecer, cabendo-lhes, ainda, opinar sobre os aspectos formais das inscrições e a idoneidade dos candidatos ou candidatas, no prazo de 10 (dez) dias.

 

        Os interessados, deverão entregar na sede da Academia Assuense de Letras, cito à Praça Getúlio Vargas, 155, 1º andar, a documentação a que se refere os itens 1, 2 e 3 de que trata o artigo 13º, além de 4 fotos em formato 3 x 4, comprovante de residência e formulário padrão de inscrição, anexado a este edital.

A documentação será recebida, em horário comercial e em dias uteis. Não serão aceitas inscrições condicionais ou que não apresentem a totalidade da documentação solicitada.

É vedada, ao candidato, a escolha do patrono.

O formulário padrão de inscrição e este edital estarão disponíveis no site da Academia Assuense de Letras, aalpoesia.wixsite.com/academia, publicado no Diário Oficial do Município do Assú e afixado no mural da instituição.

Os casos omissos, no presente edital, serão avaliados e providas as soluções necessárias pela presidência da Academia Assuense de Letras.

 

Assú, 10 de dezembro de 2018

 

 

 

 

 

Francisco José Costa dos Santos

Cad. 04 Pat. Francisco Agripino de Alcaniz

Presidente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATO À

ACADEMIA ASSUENSE DE LETRAS

 

Nome:_____________________________________________________

Endereço:__________________________________________________

Bairro:_______________________________ Cidade:_______________

Data de Nascimento:___________ Local de Nasc.__________________

Telefone de Contato: (___)  _______________________

E-mail:________________________________________

Site:__________________________________________

Facebook:______________________________________

Instagram:_____________________________________

Outras redes sociais:_________________________________________

__________________________________________________________

Ramo de atividade artística/cultural/cientifica: _____________________

Publicações realizadas: (quando for o caso. Informar título e ano de publicação)

 

 

 

 

 

Comprovação de mostra pública e/ou gravação (quando for o caso. Informar evento, local e data de realização)

 

 

 

 

 

Outras informações que julgar relevantes (caso necessário, acrescentar páginas a este documento)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REQUERIMENTO

 

        Ilmo. Sr. Presidente da Academia Assuense de Letras,

        Pelo presente, requeiro de V. S. que se digne a aceitar a minha inscrição, na condição de candidato à uma vaga nesta instituição. Declaro ser plenamente conhecedor do Regimento Interno, no que tange as exigibilidades para acesso à condição de membro, desta egrégia casa de fomento à cultura e apenso a documentação regimentalmente requerida.

 

Assú, ________/____________/___________

 

 

________________________________________________

Candidato

Clique no ícone para baixar o edital completo

bottom of page